>> Organização Digital® O.D.
>> Benefícios da implementação da Organização Digital®
>> A INTRANET como coração da Organização Digital®

Organização Digital® O.D.

Nos últimos anos, pudemos observar o crescimento rápido e significativo das tecnologias de informação (TIs). Essa, sem dúvida, é uma constatação que deve ser comemorada. Mas, para prejuízo da boa notícia, as estruturas organizacionais deixaram de acompanhar esse desenvolvimento.

Como em todo início de boom, as novidades foram assimiladas parcialmente. Empresas e entidades adotaram maciçamente procedimentos Internet na comunicação global sem o aproveitamento pleno e integrado das novas TIs em benefício de seus controles, serviços e negócios.

A falta de sintonia entre as novas TIs e o novo paradigma de organização geraram (e ainda geram) hiatos de comunicação interdepartamentais, intradepartamentais e entre a própria corporação e as outras corporações. Em resumo, para espanto geral, está havendo um distanciamento crescente entre organização e tecnologia tecnologia.

A constatação da evolução acelerada das TIs e a transformação gradual subseqüente dos processos tradicionais em processos digitais leva, naturalmente, a considerar e monitorar a evolução da organização tradicional física para uma organização digital digital, com novos modelos. Na era da informação, a tecnologia tem sido rotulada como a solução para os desafios criados pela evolução da espécie humana.

Cabe aqui uma reflexão: de que serve um software ou um conhecimento vertical sobre sistemas operacionais de último tipo, se não se sabe onde aplicar essa "inteligência" ? Qual o problema a ser resolvido ? Qual a dificuldade a ser superada ? Quem criou a demanda a ser atendida ? Em todas essas indagações, o "sujeito oculto" ou o fim último é sempre o de atender ao homem. Ou seja, quem primeiro determinou uma necessidade foi o homem. Daí sim, o mesmo homem desenvolveu formas avançadas de produzir o que lhe atendia de forma mais rápida, barata, sem erros e repetidamente, através daquilo que denominou de tecnologia tecnologia.

O modelo de organização digital desenvolvido na FAAP aprimora a interação entre os quatro componentes básicos da organização tradicional (cultura, pessoas, processos e infra-estrutura/TI), integrando de forma ampla um quinto componente de tecnologia Internet/Intranet, transformando processos tradicionais em processos digitais e interagindo, prioritariamente, com o mercado externo. Além disso, este modelo valoriza o ser humano como desenvolvedor e usuário destes processos.

Organização Digital® copyright Inspirit (www.inspirit.com.br ), Eduardo Oliva e Didier Magnien.

∧topo

Benefícios da implementação da Organização Digital®

As vantagens financeiras são as seguintes:

Entre as vantagens organizacionais destacam-se:

Como vantagens mercadológicas da organização digital tem se:

A vantagem ambiental:

∧topo

A INTRANET como o coração da Organização Digital®

A Intranet consiste na utilização dos recursos tecnológicos de Internet para o ambiente interno da empresa, com o aprimoramento de todos os benefícios desta tecnologia.

Além dos processos básicos de conteúdo e comunicação, os recursos de Intranet oferecem ferramentas poderosas para a integração dos processos e sistemas da empresa, bem como um eficiente painel de controle, dos elementos de administração, segurança e infra-estrutura. A junção desses elementos forma um conjunto indispensável para a administração da Organização Digital®, voltada aos negócios da corporação e ao mercado externo (portal).

∧topo

lalalala
© 2002-2014 Indaiá Serviços